Blogs como processos educacionais
Vivemos hoje uma terceira revolução ou onda na internet, a Web3.0. Depois de passarmos pela Web 1.0, onde o objetivo principal era o consumo,
lógica do mundo capitalista, e pela Web 2.0, onde uma interação maior entre o
emissor e o receptor se tornou possível, chegamos ao processo semântico que mapeia uma série de
características do usuário para uma maior interação. Ainda que o foco principal
continue sendo o mercado, a chamada internet inteligente consegue chegar cada
vez mais próxima dos seus usuários.
Esse novo viés pedagógico, que utiliza os blogs como processos
educacionais, tem um sentido semelhante, ainda que, felizmente, não seja
voltado para o mercado consumidor. Nas palavras das autoras, esse movimento
significa, mais do que pensar isoladamente, "exteriorizar pensamentos,
formular ideias, discutir, contrapor, estar aberto a críticas e buscar outras
formas de atuar na prática. (...) Significa, além de teorizar e consumir informação,
produzir conhecimento contextualizado, atuar em contexto, sair de uma postura
passiva para atuar plenamente na sua formação e em todo o contexto que envolve
os professores e os processos educacionais".
os blogs são um fenômeno da web 2.0, pois possibilita a interação entre os sujeitos, a liberação da palavra, o diálogo, a reflexão.
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